• EDITORA
  • COLEÇÃO SHOW DE CIDADANIA ESPORTE E CONHECIMENTO.

    A coleção Show de Cidadania, Esporte e Conhecimento
    considera a história dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, sem ignorar as dimensões estética, política e ética dos processos de ensino e aprendizagem, a qualidade social da aprendizagem. O educando passa a ter consciência da responsabilidade que emerge com a aquisição dos saberes, por isso o trabalho sistematizado com os temas transversais.

    O esporte é considerado um dos fenômenos socioculturais mais importantes da atualidade. Praticar esporte representa muito mais que vencer um adversário. O esporte ensina a desafiar as próprias limitações, a respeitar regras, conviver socialmente, livrar-se dos preconceitos e desenvolver o senso ético, além de proporcionar a construção de pessoas civilizadas, verdadeiros cidadãos.

    A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos. Como sede das Olimpíadas “Rio 2016”, temos uma responsabilidade enorme de tornar esse evento em uma festa perfeita, coroada de sucesso, paz e harmonia. O momento ideal para educar o povo brasileiro para sentimentos e atitudes cidadãs, destacando as crianças e os jovens. O momento das escolas adotarem iniciativas socioeducativas, culturais, esportivas, ecológicas e de acessibilidade universal, tendo em vista a educação para a formação de seres lúcidos, educados e conscientes dos seus direitos e deveres enquanto seres sociais.




    Fundamentação Pedagógica:
    Segundo os PCNS – Parâmetros Curriculares Nacionais, os livros paradidáticos devem ter a função de oportunizar aos professores o desenvolvimento de atividades voltadas para valores como: honestidade, solidariedade, cooperação, respeito, ecologia, meio ambiente, poluição, amizade, dentre outros. Tanto a questão dos valores quanto a de conhecimento devem ser abordadas em conjunto.

    O uso dos temas transversais pela coleção garante a interdisciplinaridade no ensino-aprendizagem, permitindo que o aprendiz torne significativo o que aprende. O trabalho com a coleção, portanto, funciona como uma “ferramenta”, possibilitando ao docente ser o condutor do processo de ensino-aprendizagem, usando o material como apoio, com liberdade de inserir conteúdos, alterar a ordem deles e, se necessário, excluir algum aspecto, pois o condutor da mediação é ele e não o instrumento a ser utilizado. Sob este ponto de vista, a obra deve ser considerada como um instrumento potencializador de formação de saberes, desenvolvendo valores éticos e morais nos estudantes, trazendo discussões acerca de fatos que acontecem no nosso dia a dia, fazendo com que os estudantes repensem suas atitudes com a família, colegas e professores. A coleção pode contribuir substancialmente na construção de uma identidade cultural.




    Na elaboração e realização, em parceria com os discentes, de projetos didáticos, é possível viabilizar encontros prazerosos com a comunidade escolar (alunos atuais e até ex-alunos) e as famílias. Além de valorizar o letramento, no trabalho com as práticas sociais, ao inserir temas sociais e culturais, questões étnicas e de gênero, a coleção pode promover situações didáticas significativas, elevando a autoestima, ampliando a competência leitora e até mesmo reduzindo o índice de evasão escolar.

    Características

    Uma coleção moderna, sócio-educativa, divertida e atraente, apropriada para educar as crianças e os jovens para a cidadania, tomando como ponto de partida, e como referencial de educação, os Jogo Olímpicos, uma grande atração esportiva no mundo inteiro. Em 2012, o evento será abrigado em Londres, e, pelo nosso país, em 2016. A Coleção Show de Conhecimento, Esporte e Cidadania, sem sombra de dúvida, representa um grande avanço educacional a ser considerado e adotado pelas escolas – públicas e privadas – brasileiras e de outros países. A obra permite ser incorporada às práticas cotidianas das salas de aula, possibilitando ao leitor ler os sinais do mundo e a cultura do nosso tempo, para que possa escrever na realidade de que todos fazemos parte, deixando suas marcas, com ações significativas e ressignificando a realidade.